Atleta de sofá?
SINOPSE
O Carlão é um profissional do desporto sentado. Qualquer desculpa lhe serve para não sair do sofá. Será que alguém o consegue pôr a mexer? Só se for o seu fiel amigo canino.Body balance, body pump, crossfit, cycling, dumbbells, GAP, pilates, RPM, spinning, step, TRX, Zumba… Será que para estar em forma é preciso viver no ginásio? Estar ativo fisicamente implica ser praticante de um desporto com um nome em estrangeiro?
As mães que se queixam frequentemente que os seus filhos passam o dia inteiro sentados em frente ao computador ou a ver televisão estão cheias de razão: está comprovado que a ausência de atividade física é um factor de risco para inúmeras doenças: diabetes, osteoporose, AVC, doenças cardiovasculares e cancro - bexiga, mama, cólon, endométrio, esófago, rim e estômago. Romper com a inércia e fazer exercício regularmente tem o potencial para salvar mais de 3,2 milhões de vidas por ano, em todo o mundo.
Mas com tantas vantagens, como começar? A ideia de “começar a fazer exercício” não é nova para muitos, provavelmente até é a resolução de ano novo mais popular, mas quando chega a altura de sair do sofá a preguiça é implacável, e adiar tudo para o dia seguinte torna-se uma opção mais apelativa. Para vencer a preguiça, talvez ajude encarar o exercício físico como uma atividade mais rotineira e descomplicada, que está ao alcance de todos e que não implica que nos transformemos em atletas de alta competição, comprar acessórios high-tech e muito menos passar o dia no ginásio. O exercício físico pode ser feito através de atividades muito simples como caminhar ou dançar. O que importa é passar o menor tempo possível sentado ou parado.
Todos devem fazer uma atividade física regularmente, independentemente da idade, peso ou condição física. Para se estar ativo fisicamente existem alternativas para todos os gostos:
Atividade física moderada (150 minutos/semana)
- ir a pé para o trabalho
- caminhada
- andar de bicicleta (8 a 14 km/h)
- yoga
- ginástica
- dançar
- golf
- frisbee
- jardinagem
Atividade física intensa (75 minutos/semana)
- correr
- ténis
- futebol
- escalada
- andar de bicicleta (+ de 14km/h)
- desportos de combate (karate, judo)
- squash
- ir a pé para o trabalho
- caminhada
- andar de bicicleta (8 a 14 km/h)
- yoga
- ginástica
- dançar
- golf
- frisbee
- jardinagem
Atividade física intensa (75 minutos/semana)
- correr
- ténis
- futebol
- escalada
- andar de bicicleta (+ de 14km/h)
- desportos de combate (karate, judo)
- squash
Para um dia-a-dia mais ativo e saudável, deve distribuir-se a atividade física ao longo da semana. Basta meia hora de atividade física moderada ou 15 minutos de atividade física intensa por dia, com folga ao fim de semana.
Os benefícios da atividade física na saúde são vários, mas não resolvem todos os problemas. Quem acha que fazer muito exercício é um livre trânsito para uma dieta sem regras está completamente enganado. O exercício físico não é a salvação para quem perder peso, aliás, o seu efeito é modesto na redução do excesso de peso. Ainda assim, a prática de atividade física regular contribui para a manutenção do peso ideal, reduzindo o risco de obesidade e de todos os problemas que lhe estão associados.